LOGIN
LOGIN

5 dicas essenciais para começar a correr

Blog
11 jun 2024 às 16:22

De repente todo mundo no seu feed começou a correr, né? Vídeos mostrando os km percorridos, fotos do relógio marcando o “pace” e participações de maratonas de rua se tornaram frequentes nas timelines. Não é só impressão sua!


Corrida foi o esporte mais popular de 2023 e continua crescendo segundo um relatório do Strava, aplicativo de exercícios. Quer descobrir porque esse esporte tem tantos fãs? Vamos te dar 5 dicas essenciais para começar a correr!

1. Conheça seus limites 

2. Procure profissionais 

3. Treine força 

4. Defina metas possíveis 

5. Crie uma rotina

1. Conheça seus limites 

Você não precisa começar correndo 10 km ou muito menos ter um tempo super baixo. É um estímulo novo para o seu corpo e por isso é fundamental respeitar seu limite. Altas expectativas podem te frustrar e te fazer desistir.


E, no caso da corrida, se sobrecarregar pode trazer problemas ainda mais graves como lesões. Comece aos poucos, com caminhadas, baixa quilometragem, ouvindo o seu corpo e seguindo todas as orientações. A evolução vem com o tempo. Vencer cada etapa é muito gratificante.

2. Procure profissionais

A orientação de educadores físicos, especialistas ou programas de corrida é essencial para progredir com segurança, evitar lesões e melhorar sua performance. A Academia Foguete agora também está no mundo da corrida com o Foguete Corre!


Um programa de 8 semanas para quem quer começar ou evoluir no esporte com planilhas de 3, 5, 7 e 10 km. Além disso, você encontra aulas de fortalecimento, educativas, mobilidade e guia alimentar! Ah, e antes de começar, que tal fazer um check-up? Procure seu médico para se certificar que está tudo bem e que você tem liberação!

3. Treine força 

Preparar seu corpo para a corrida é fundamental. A musculação vai fortalecer o seu corpo e também prevenir lesões, melhorando até mesmo a sua performance. A cardiologista e médica do esporte, Dra. Rafaela Jabur aconselha a incluir o treinamento de força na rotina de quem corre: do amador ao profissional.


No Foguete Corre, você encontra treinos de força dentro do programa, mas também tem acesso a todos os treinos da plataforma.

4. Defina metas possíveis

Um dos maiores prazeres de quem corre é superar uma meta. Seja a que seu professor te estipulou ou você mesmo definiu, mas quando é você quem estabelece, é preciso ser realista. Não defina metas impossíveis. 


Se você está começando a correr agora, não se programe para fazer uma maratona no final do ano. O processo pode ser longo, mas é ele quem vai te levar cada vez mais longe. Trace pequenas conquistas que sejam suficientes para te tirar da zona de conforto, mas possíveis de alcançar. E o mais importante: celebre cada uma delas.

5. Crie uma rotina

Criar uma rotina e transformar esse momento em um ritual é uma das chaves para engatar em um novo esporte. Estabeleça horários certos, defina uma ordem na sua programação incluindo sempre alguma coisa que te dê prazer.


Por exemplo, se for correr pela manhã, já separe a roupa no dia anterior, acorde com calma e já se troca. Faça um ritual de skincare ouvindo uma música ou um podcast diário. Vá correr e programe o café da manhã. Torne o exercício uma parte da manhã, não o centro de uma “obrigação”. Curta o processo e coloque “adereços” nele para te motivar.

Imagem de destaque

Brigadeiro Delicioso e Sem Culpa: Receita perfeita para o inverno

Imagem de destaque

Comecei a Correr, Preciso de Suplemento?

Imagem de destaque

Emagrecimento Sustentável: Estratégias para Vencer o Sobrepeso

Imagem de destaque

6 molhos de salada para deixar sua dieta mais gostosa e menos calórica

EmbaRque no Foguete

Já é aluno? ENTRAR

Nossas redes

Embaque no Foguete

Já é aluno? ENTRAR